Geografia

A Turquia possui, aproximadamente, 814.578 quilômetros quadrados de extensão distribuídos entre a Trácia Turca, na região européia, e Anatólia(Península Anatoliana), na região asiática do país. As terras turcas abrigam grandes cordilheiras como o Monte Tauro, imensos planaltos como a Anatólia Central e grandes rios como o Rio Tigre (Tígris, em turco: Dicle) e Eufrates(em turco: Fırat), que contornam uma extensa costa.

Ásia e a Europa se separam na Turquia pelo Estreito de Bósforo, que liga oMar de Mármara com o Mar Negro, ao Norte. O estreito atravessa a cidade de Istambul, dividindo-a entre os dois continentes. O Bósforo é cruzado por duas pontes, a Ponte do Bósforo e a Ponte Fatih Sultan Mehmet.
Bósforo - Istambul
O planalto da Anatólia Central possui entre 800 metros a 2000/2200 metros sobre o nível do mar. É atravessado por quinze rios, como os mais conhecidos Rios Tigre e Eufrates, ambos nascentes em territórios turcos. Além dos rios, também há os grandes lagos. O de maior extensão é o Lago Van, localizado a 1646 metros de altura e com mais de 3788 quilômetros quadrados de extensão.

A Turquia também conta com amplas zonas montanhosas, como o Monte Tauro (Taurus), com medida máxima de 4000 metros de altura e a mais baixa de 2500 metros. Na costa do Mar Negro se encontra a Cordilheira Pôntica, ou, Monte do Ponto (em turco: Kuzey Anadolu Dağları ou Dogukaradeniz Dağları), uma cadeia de montanhas no nordeste do país cujo extremo oriental se estende para dentro do sudoeste da Geórgia. O Monte do Ponto oscila entre 1500 metros e 36000 metros de altura na zona leste.
Monte Tauro

Monte Tauro

O país ainda desfruta de 8333 quilômetros de costa. Ao leste do Lago Salgado se estende a parte mais alta do planalto, onde se encontram vulcões que oscilam entre 3000 e 4000 metros de altura. O mais alto é o Ararat (leia mais), com 5.165 metros de altura.

Monte Ararat

Monte Ararat